Confira 4 Estratégias para Turbinar sua Imunidade

Confira 4 Estratégias para Turbinar sua Imunidade

Inverno e tempo seco, lascou.

O inverno chegou e com ele a imunidade pode ficar abalada. Ninguém quer perder uma viagem, uma festa junina ou passar uma semana importante se arrastando pelos cantos… O frio já começou e coincide com o período mais seco do ano. A combinação perfeita para o aumento da incidência das doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal. Afff…

A terceira causa de morte no Brasil

Além de ser muito chato ficar doente, a coisa pode ser séria. As Doenças Respiratórias Crônicas representam hoje a terceira causa de mortes no Brasil de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por isso, é muito importante manter o ar circulando dentro dos ambientes, melhorar a hidratação do ar com nebulizadores e toalhas úmidas, manter-se agasalhado e por último e muito importante: manter-se BEM NUTRIDO!

4 Estratégias para Turbinar sua Imunidade

A seguir vamos falar de 4 soluções para você incorporar no seu dia a dia para turbinar sua imunidade e não ficar susceptível a mudança de tempo:

1.   Frutas cítricas – limão, laranja, goiaba, morangos, etc.

Falou em resfriado, já lembrou da vitamina C, certo? Esta vitamina tem um papel essencial em nosso sistema imunológico, reforçando a nossa defesa contra infecções. Além disso, seu potencial antioxidante ajuda na proteção das células contra os radicais livres, substâncias formadas em excesso nas situações estressoras, no caso de doenças.

O consumo adequado desta vitamina ajuda na prevenção de resfriados e também reduz a duração das gripes. Sensacional, não é mesmo?
Consumir aquele limão espremido de manhã, caprichar em frutas cítricas como laranja, goiaba e morangos entre as refeições principais pode te ajudar muito.

2.   Castanhas e sementes – castanhas do Brasil, de caju, sementes de gergelim, linhaça, abóbora, girassol, etc.

A maioria das pessoas se preocupam com as calorias e não dos reais benefícios. As sementes como gergelim e linhaça, são ricas em muitos nutrientes como cálcio, zinco, selênio e ômega 3, além de fibras que melhoram a saúde do intestino. O selênio e o zinco merecem atenção especial, pois participam da defesa do organismo e a sua ausência na alimentação pode abalar a imunidade. Consuma a castanha de sua preferência, como castanha do brasil ou de caju e não esqueça de usar as sementes de gergelim, linhaça, abóbora e girassol no seu dia a dia, em cima de saladas e sopas, por exemplo, ou enriqueça suas receitas de pães e tortas com uma das sementes trituradas.

3.   Alho, cebola e orégano – temperos naturais!

Tempero bom é aquele cheio de alho, cebola e pelo menos uma erva aromática como o orégano por cima, não acha? Além de serem indispensáveis na culinária, podem dar uma boa ajuda na nossa imunidade. São ricos em compostos bioativos (não são nutrientes, como as vitaminas e minerais, são substâncias de cada alimento) com características anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais como a alicina, quercetina e compostos fenólicos. Também contribuem com o sistema imunológico com compostos antioxidantes.

Capriche sua alimentação sempre com temperos naturais e evite temperos em tabletes ricos em sódio e gorduras, nocivos para a saúde.

4.   Suplementação – Fonte de vitaminas, minerais e nutrientes essenciais.

Sabe todos os nutrientes acima? Eles são alguns exemplos de alimentos como fonte de muitos nutrientes que precisamos para melhorar nossa imunidade. Entretanto, existem muitos outros nutrientes que também participam da nossa defesa e todos eles precisam ser ingeridos de forma diária e na quantidade adequada. Lembre-se: alimentação é melhor fonte de nutrientes. Porém, ter a alimentação perfeita todos os dias não é fácil.

Sem alguns nutrientes essenciais, como as vitaminas C, E, A e as vitaminas do complexo B, assim como as gorduras do tipo ômega 3, nossa imunidade fica abalada. Isso porque esses nutrientes participam do sistema imune e ajuda também no combate aos radicais livres, reforçando a defesa antioxidante do organismo.

Polivitamínicos – fonte de vitaminas e minerais – podem ajudar com um conteúdo extra de todas as vitaminas e minerais que precisamos diariamente, garantindo que o sistema imune fique reforçado.

Ômega 3 – já o suplemento de ômega 3 contém uma gordura essencial cujo consumo diário é essencial por sua ação anti-inflamatória, reduzindo a reação do corpo as agressões e portanto mantem nosso bem estar enquanto o corpo se defende de possíveis patógenos do ar.

Use os alimentos e suplementos ao seu favor, turbine sua imunidade e se proteja dos males do inverno para poder aproveitar essa estação da melhor maneira!

Autora: Dra. Juliana Ramos, Nutricionista.

Formada pela USP em nutrição, pós-graduada em nutrição clínica funcional e coach de saúde pela Sociedade Brasileira de Coaching. Ela também é co-autora do livro Emagreça Sem Segredos. Atua como nutricionista clínica em consultório em São Paulo e também em inovação para suplementos segmentados para saúde e bem-estar desde 2015. A Juliana compõe o time da Vem, Vida que busca mudar a vidas das pessoas que desejam viver melhor, por mais tempo.

Nossa linha de suplementos impulsiona o seu melhor para que a vida te ofereça o melhor dela.

Referencias bibliográficas

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MAFRA, Denise; COZZOLINO, Silvia Maria Franciscato. Importância do zinco na nutrição humana. Revista de Nutrição, Campinas, v. 17, n. 1, p. 79-87, 2004.

JIANG, T.A. Health Benefits of Culinary Herbs and Spices. Journal of AOAC International, Volume 102, Number 2, pp. 395-411(17), 2019.

KROMHOUT, D.; YASUDA, S. et al.Fish oil and omega-3 fatty acids in cardiovascular disease: do they really work? Eur Heart J. Feb; 33(4):436-43, 2012.

 

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