Sono tá ruim, tá com ansiedade, imunidade baixa… Meditação é uma boa saída!

Escrito pela Dra. Regina Chamon
Há cerca de quatro anos comecei a meditar com regularidade. Busquei um professor, aprendi uma técnica e pratico (quase) todos os dias. Coincidência ou não, desde então eu tenho tido muito menos episódios de resfriado e herpes (umas feridinhas que sempre apareciam na minha boca toda vez eu me sentia estressada).
Para falar a verdade, não é coincidência não.

A ciência está estudando quais são as mudanças que a meditação pode trazer para a nossa saúde, e algumas que a gente já sabe que ocorrem são:

– melhora da qualidade do sono
– redução da ansiedade e das chances de ter depressão
– redução da pressão sanguínea em pessoas que tem pressão alta
– melhora da imunidade (por isso eu passei a ter menos herpes e resfriado).
Tudo isso acontece porque quando meditamos nós mudamos a maneira como nosso cérebro funciona e isso faz com que a química cerebral mude também.
Algumas substâncias como hormônios e neurotransmissores são liberados e isso manda um sinal para que também aconteça uma mudança da química do restante do corpo.
Substâncias relacionadas ao estresse diminuem (são chamados de cortisol e adrenalina) e substâncias relacionadas a sensação de bem-estar aumentam (serotonina e melatonina).

Haja Serotonina!

Com isso acontece um equilíbrio do corpo. A pressão sanguínea tende a normalizar, assim como os batimentos do coração. As células que estão relacionadas a nossa imunidade passam a funcionar melhor, os músculos ficam mais relaxados. A longo prazo a função do corpo muda.
Para resumir, quando meditamos ocorre mudança da função do cérebro, seguida de mudança da química do cérebro, seguida de mudança da química do corpo, seguida de mudança do funcionamento do corpo.
Essas mudanças levam algum tempo para acontecer, por isso é importante meditar com frequência. Todos os dias se possível (é igual escovar os dentes!)
Se você quiser ler mais sobre o assunto, ai vai a dica de um livro, escrito por um médico brasileiro: Medicina e Meditação, um médico ensina a meditar. Roberto Cardoso. MG Editores
Até mais!”

Dica da Vem, Vida:

Se você aliar alimentação saudável, exercício físico, sono, atividades cognitivas, atividades sociais com pessoas que vc gosta e meditação, certamente você criará um ambiente propício a felicidade e mais produtividade positiva.
Conte sempre com a gente.

 

Artigo escrito por Dra. Regina Chamon
(Dra Sangue Bom)
Se você quiser me conhecer melhor, tem conteúdo na internet que você pode gostar. Um Instagram cheio de pílulas de autocuidado,  textos sobre saúde e bem-estar no blog.
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Lembrou de alguém que está estressado, ou precisando de um apoio em questões de saúde? Encaminhe esse conteúdo 🙂

 

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