Óleo de semente de uva – O Super Antioxidante

Você já ouviu falar em óleo de semente de uva?

A uva é considerada uma fruta muito nutritiva e pode ser consumida tanto in-natura quanto os seus produtos derivados como sucos, geleias, vinho e uva passa. A semente que está no seu interior geralmente é descartada e pode ser usada para gerar um subproduto valioso, o óleo de semente de uva.

Este óleo é comestível, apresenta odor agradável e pode entrar em preparações culinárias assim como os demais óleos vegetais. A sua digestibilidade é maior do que do óleo de soja e a sua composição é excelente para pessoas que precisam reduzir os níveis de colesterol no sangue por ser um óleo rico em gorduras insaturadas (ômega 6 e 9) e fitosteróis, nutrientes naturais que reduzem a absorção de colesterol pelo intestino.

Um óleo poderoso com ação antioxidante

O óleo de semente de uva contém muitos compostos fenólicos como flavonoides, carotenoides, taninos, catequinas e resveratrol. Todos esses nomes difíceis, junto com a presença da vitamina E que também está em sua composição, possuem papel antioxidante potente no nosso organismo, protegendo as nossas células dos radicais livres que são responsáveis por processos patológicos como o câncer, doenças do coração e perda celular, que leva ao envelhecimento acelerado do corpo.

Um estudo do Dr. En-Qin Xia  e dos colaboradores de sua equipe (2010) comparou a capacidade antioxidante de todos os compostos da uva, incluindo as sementes, casca, polpa e vinho. O maior potencial antioxidante estava presente na sementes, devido ao grande conteúdo de compostos fenólicos distintos que agem de forma sinérgica. Quem diria que a sementinha era tão poderosa, né?

O óleo de semente de uva também possui atividade antimicrobiana, ou seja, ajuda no combate de alguns patógenos, como Escherichia coli (E.coli), efeito atribuído ao resveratrol contido nas sementes.

Na indústria de fármacos e suplementos, este óleo supernutritivo é uma excelente escolha para substituir o comum óleo de soja na composição de alguns produtos que necessitam de veículo oleoso, como cápsulas gelatinosas ou em gotas, agindo não só como componente estrutural mas também como poderoso antioxidante, protegendo os componentes de possível degradação/oxidação.

Referências Bibliográficas

FREITAS, L. S.; Desenvolvimento de procedimentos de extração do óleo de semente de uva e caracterização química dos compostos extraídos. Tese de Doutorado, PPGQ, UFRGS, 227p, maio de 2007.

OLIVEIRA, G.P. et al. Processo de extração e caracterização do óleo de semente de uva, UFSC, Santa Catarina, 2003.

Xia EQ , Deng GF, Guo YJ, Li HB. Biological activities of polyphenols from grapes. Int J Mol Sci. 11(2):622–646, 2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *