Profissão que nutri a minha vida

No dia 31 de agosto é comemorado o dia do nutricionista. Foi nesta data que surgiu a Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN) em 1949 e depois, em 1967, houve a regulamentação da profissão do nutricionista em nosso país.

É muito comum ouvir a pergunta:

 “Ju, como você escolheu sua profissão?
Você sempre soube?”

O ano de 2006 para mim foi o mais difícil e decisivo de minha vida, pois logo no início dele perdi meu pai na luta contra o câncer de pulmão. Nesta época, eu não imaginava a influência do estilo de vida e alimentação ligados a esta doença. Eu não sabia o que faria como profissão então fui à palestras e conheci diversas universidades, sendo a última delas onde eu me encontrei. Eu nunca tinha ouvido falar em nutrição e no primeiro contato eu já me encantei.

Ao compreender que o alimento significava muito na prevenção e tratamento de doenças como obesidade, câncer, nas melhorias estéticas, no desempenho em esportes, na qualidade de vida e do envelhecimento e que haviam muitos segmentos diferentes para trabalhar, tive certeza do que eu queria.

“Eu não escolhi a nutrição. Ela me escolheu.”

Por isso, eu digo que a nutrição me escolheu aos 17 anos. No ano mais difícil da minha vida, ela veio com tudo, me trouxe a direção certa no melhor momento e eu nunca mais me senti sozinha. Por isso, eu digo que a partir do momento em que eu entendi o que era de fato a nutrição, eu sempre soube o que eu queria, nunca foi por acaso.

É uma ciência linda e dinâmica. O que aprendemos hoje precisa ser constantemente estudado e revalidado, porque tudo muda conforme a ciência avança. Isso pode ser cansativo, mas é extremamente motivador e incrível.

O cenário da nutrição hoje no Brasil só cresce!

Hoje encontramos nutricionistas em diversos ramos, como na área de alimentação em cozinhas, restaurantes e escolas; na gastronomia saudável e funcional que hoje só cresce; em empresas de alimentos e suplementos; academias, casas de repouso, clínicas diversas e hospitais; como professoras de cursos de diferentes faculdades que precisam entender de nutrição para falar de saúde; no SUS e postos de saúde; na vigilância sanitária; em palestras, cursos, livros sobre saúde, prevenção e tratamento de doenças diversas, emagrecimento, culinária saudável e etc.

Nutrição vai muito além de contar calorias

Em cada situação diferente, você encontra um de nós. Modificando vidas por levar alimentos e suplementos mais saudáveis, ao ajudar na obtenção de medalhas e títulos de atletas, ao trazer qualidade de vida para pessoas de todas as idades e principalmente na redução do envelhecimento precoce do corpo. Nutrição vai muito além de contar calorias, tem relação com a saúde do corpo e aproveitar ao máximo a vida. Seu organismo pode se manter ativo, jovem e bem nutrido, prevenindo assim doenças e aumentando a expectativa e a qualidade de vida.

Eu adoro atender em consultório e também tenho amor por criar conteúdo e produtos verdadeiramente saudáveis para a população, porque dessa forma eu consigo atingir muito mais gente. Aí surgiu a Vem, Vida que me fez o convite para participar deste impactante projeto e eu disse: sim! Não posso deixar de agradecer as oportunidades e desafios que a Vem, Vida me traz diariamente como nutricionista e também de ressaltar que não trabalhamos sozinhos! Dependemos de outros profissionais que nos complementam e assim podemos nos comunicar e fazer coisas grandes. Sabemos aqui que juntos vamos mais longe, com respeito e parceria.

Feliz dia do nutricionista para os meus colegas que, assim como eu, não se cansam de estudar e trabalhar por um mundo melhor, mais saudável e com mais qualidade de vida, no qual as pessoas podem viver mais e melhor!

Agradeço principalmente a Cynthia Antonaccio que também está conosco na Vem, Vida e que sempre foi uma nutricionista admirável. E hoje tenho a sorte de ter por perto, somando muito em minha vida.

#vemsaude
#vemalegria
#vemvidasuplementos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *