Você sabe o que é um antioxidante?

Um jeito simples de entender é que nosso corpo sofre agressões todos os dias e conforme o avanço da idade, elas só aumentam. Essa agressão é caracterizada por uma substância que no meio científico chamamos de radical livre. Nada mais é do que uma substância instável gerada em algumas situações comuns do dia-a-dia como estresse, falta de sono, poluição, raios UV, cigarro, alimentação desequilibrada e uso de medicamentos. Quando há o excesso na formação desses radicais livres, há agressão ao nosso corpo, e aí sim podemos ter um problema1-2.

Parece grave, mas é completamente normal

A formação dos radicais livres é algo que o corpo conhece bem, inclusive, a prática de atividade física pode gerar este aumento também,

O corpo tem um complexo sistema que funciona para se prevenir dessa agressão constante. Chamamos este sistema de antioxidante, que neutraliza essas substâncias e possibilita que tudo volte ao normal. Existem também nutrientes denominados antioxidantes que ajudam nesta proteção do corpo contra as agressões dos radicais livres.

Como eu disse, geralmente fica tudo sob controle e o corpo neutraliza facilmente essa agressão do dia-a-dia. O problema acontece quando há excesso dessas substâncias e elas começam a atacar células saudáveis. Os danos causados no DNA das nossas células, que carrega nossos genes, são responsáveis pelo envelhecimento das células e por inúmeras doenças crônicas como diabetes mellitus, artrite reumatoide, câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativas como doença de Alzheimer2-5.

A idade cronológica evolui e a produção destes agressores também

Com o avanço da idade, há maior concentração dos radicais livres no organismo, o que gera danos nas células e então propicia o desenvolvimento das doenças citadas acima. Já que a produção natural de radicais livres não pode ser controlada neste caso é preciso fortalecer a nossa defesa através do consumo diário de substâncias antioxidantes para combater estas agressões2-5.

Gostaria de alguns exemplos de substâncias com ação antioxidante?

Você já ouviu falar no efeito protetor na pele que os sucos de cor alaranjada têm? Chega o verão e as receitas de sucos só aumentam e há quem adicione cenoura em todas as refeições. O nutriente responsável por isso é o antioxidante betacaroteno, que traz os tons de amarelo ao vermelho e é da família da vitamina A. Nosso corpo não consegue produzir esses pigmentos, então, devemos obter pela alimentação.

O betacaroteno tem forte ação antioxidante no corpo, protegendo as células do ataque dos já conhecidos radicais livres. Ele se deposita na nossa pele, o que contribui para o tom mais amarelo-alaranjado e evita o tom avermelhado da exposição solar. Ele protege as células da pele contra a exposição solar e raios UV. Ou seja, o betacaroteno protege  contra o envelhecimento acelerado da pele e colabora também com a aparência, desacelerando o surgimento de rugas e marcas de expressão.

O betacaroteno é o nosso aliado diário para uma pele saudável

A suplementação de betacaroteno aumenta sua quantidade na pele e deve ser um aliado diário na exposição ao sol, ajudando não só na defesa antioxidante como na melhora da aparência da pele e do bronzeado1,12-15.

Outro nutriente especial e pouco conhecido é a coenzima Q-10

Este nutriente é produzido por nosso corpo, mas sua quantidade decresce com o avanço da idade. Para simplificar, quando nos alimentamos e respiramos oxigênio, ambos são transformados em energia na forma de uma substância que chamamos de ATP e parte desse processo depende da presença de coenzima Q-10 (cofator).

Sem os níveis adequados de coenzima Q-10, as células não são capazes de produzir energia de forma eficaz. Como esse processo de formar energia gera inúmeros radicais livres, a coenzima Q-10 age como um protetor de ação antioxidante. Por isso, ela contribui com a melhora da fadiga, disposição e redução das agressões dos radicais livres7-9.

Tudo em cima com a coenzima Q-10

A coenzima Q-10 é tão especial que sua ação vai além. Contribui para a melhora de doenças cardiovasculares (principalmente na insuficiência cardíaca), distrofia muscular e doenças periodontais. É importante ressaltar que a produção de coenzima Q-10 reduz com o uso de remédios hipolipemiantes (estatinas) e um dos principais sintomas é a dor muscular associada ao uso de estatina. Sua suplementação pode reduzir a sensação de dor muscular segundo estudos recentes, assim como contribuir com a melhora da pressão7-11.

Certo! Mas onde eu encontro esses nutrientes antioxidantes?

Suplementos que possuem potentes antioxidantes, como a coenzima Q-10, betacaroteno, além de vitaminas com potencial antioxidante como a vitamina E. Eles são complementos muito importantes da alimentação para manter as células saudáveis e impedir o envelhecimento precoce8. Um completa o outro, já que a vitamina E é renovada mais facilmente na presença de coenzima Q-10, por exemplo.

Nossa saúde depende de um conjunto de mudanças de estilo de vida

Além de aumentar o consumo de antioxidantes diariamente, você também pode ter outras medidas para aumento de longevidade.

Qual dieta é boa e funciona como antioxidante?

Dietas menos calóricas que não geram aumento de gordura corporal, ricas em antioxidantes são as frutas e verduras, por exemplo, E pobres em pró-oxidantes (gordura animal, açúcar, sódio) associadas a um estilo de vida saudável com controle do peso, sono adequado e prática frequente de atividade física6.

A suplementação pode proporcionar ao corpo nutrientes difíceis de se obter na alimentação diária e ter o melhor combustível para o corpo funcionar da melhor maneira, protegendo contra as agressões que existem diariamente. O ideal é consultar um profissional de saúde para te auxiliar com a sua alimentação, exercícios, saúde e suplementação, assim você pode entender tudo o que precisa e pode fazer para viver mais e melhor.

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